Apesar dos olhos poder ser a janela para a alma, a sua boca é uma janela para a saúde do seu corpo. O seu estado de saúde oral pode oferecer muitas pistas sobre sua saúde geral. Saúde bucal e saúde geral são mais ligados do que você imagina.
A sua saúde bucal está ligada a muitas outras condições de saúde além de sua boca. Às vezes o primeiro sinal de uma doença aparece na sua boca. Em outros casos, as infecções na boca, como gengivite, pode causar problemas em outras áreas do corpo. Saiba mais sobre esta íntima ligação entre a saúde oral e saúde geral
.
A ligação entre a saúde oral e saúde geral
A sua boca normalmente está cheia de bactérias . Normalmente, você pode manter essas bactérias sob controle com bons cuidados de saúde oral, como escovar os dentes e usar fio dental diariamente. A saliva também é uma defesa fundamental contra bactérias e vírus. Ela contém enzimas que destroem as bactérias de diferentes maneiras. Mas as bactérias prejudiciais às vezes podem crescer fora de controle e levar a periodontite, uma infecção gengival grave.Quando as suas gengivas estão saudáveis, as bactérias na boca, normalmente, não entram na corrente sanguínea. No entanto, a doença gengival pode fornecer bactérias de um porto de entrada em sua corrente sanguínea. Às vezes, tratamentos dentários invasivos também pode permitir que bactérias entrem na corrente sanguínea. E medicamentos ou tratamentos que reduzem o fluxo de saliva ou perturbar o equilíbrio normal de bactérias em sua boca também podem levar a alterações bucais, tornando mais fácil para as bactérias entrarem na corrente sanguínea. Alguns pesquisadores acreditam que essas bactérias e a inflamação da boca estão ligados a outros problemas de saúde para o resto de seu corpo.
Saúde bucal e outras condições de saúde
Aqui está uma olhada em algumas das doenças e condições que podem estar ligados à saúde bucal:- A doença cardiovascular. Pesquisas mostram que diversos tipos de doença cardiovascular podem estar ligados à saúde oral. Estas incluem doenças do coração, artérias entupidas e derrame.
- Gravidez e parto. A doença de goma tem sido associada ao nascimento prematuro. É por isso que é vital manter a saúde oral excelente antes de engravidar e durante a gravidez.
- Diabetes. Diabetes aumenta o risco de gengivite, cáries, perda de dentes, boca seca e uma variedade de infecções orais. Por outro lado, a saúde oral deficiente pode fazer a sua diabetes mais difícil de controlar. As infecções podem causar o aumento de açúcar no sangue e necessitar de mais insulina para manter sob controle.
- HIV / AIDS. Problemas orais são muito comuns, se você tem HIV / AIDS. Os sintomas comuns incluem úlceras, boca seca e relacionados com as lesões da mucosa dolorosa. problemas bucais são causadas por fungos, infecções virais ou bacterianas e, em alguns casos, um dos primeiros sinais da AIDS pode ser infecção gengival grave. Você também pode desenvolver persistentes manchas brancas ou lesões incomuns na língua ou na boca.
- Osteoporose. As primeiras fases de perda óssea pode mostrar-se nos seus dentes. A Sistémica perda de densidade óssea na osteoporose, inclusive o osso da mandíbula, pode criar uma condição onde o osso de sustentação dos dentes é cada vez mais susceptível à destruição infecciosa. O seu dentista pode ser capaz de detectar isso em um exame clínico de rotina ou com raios-X dentais. Se se agravar a perda óssea, o dentista pode sugerir que você discuta o assunto com seus prestadores de cuidados de saúde.
- Outras condições. Muitas outras condições podem fazer sua presença conhecida em sua boca antes que você sabe está errado alguma coisa. Estes podem incluir a síndrome de Sjogren, certos tipos de cancro, sífilis, gonorreia e abuso de substâncias.