RSS

Alívio na menopausa

Promissoras são as pesquisas mostrando que os fitoestrógenos podem aliviar os sintomas decorrentes da falta de hormônios na menopausa. O primeiro estudo clínico brasileiro a respeito foi conduzido pelo ginecologista Kyung Koo Han, do Setor de Climatério da Universidade Federal de São Paulo. De oitenta pacientes, metade consumiu 100 mg diários de isoflavonas na forma de cápsulas por seis meses. Resultado: 85% tiveram melhora das ondas de calor, dores de cabeça e insônia, além de redução no colesterol e no peso. Fato comprovado? Novamente existe polêmica: a eficácia dessas pílulas não foi confirmada por um trabalho efetuado na famosa clínica Mayo, nos EUA.
Apesar disso, os ginecologistas demonstram entusiasmo com a possibilidade de empregar a soja nessa fase. "Os fitoestrógenos são bons para aliviar as ondas de calor", diz o dr. Eliano Pellini, que dirige o setor de Ginecologia Endócrina da Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo. "Mas talvez não sejam tão potentes quanto a terapia de reposição hormonal para prevenir os danos causados a médio e longo prazo pela falta do estrógeno."
Embora existam grandes lacunas no conhecimento sobre os fitoestrógenos, mulheres com antecedente familiar de osteoporose e que apresentem contra-indicação para a terapia de reposição hormonal já estão sendo incentivadas a consumi-los. Para as demais, a hipótese de substituir o tratamento convencional da menopausa pelas cápsulas de isoflavonas gera controvérsias.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS