RSS

Benefícios da soja

Boa de mesa
A presença de grande parte dos nutrientes necessários a uma dieta equilibrada - carboidratos, gorduras, proteínas, fibras, minerais e vitaminas - fazem dessa leguminosa um alimento quase completo. Quase por ser deficiente em algumas vitaminas (A e D) e minerais (sódio), embora forneça doses generosas de vitaminas do complexo B, ferro, cobre, magnésio, manganês, fósforo, potássio, zinco e cálcio (sobretudo no tofu).
Boa para o intestino
As fibras da soja estimulam seu funcionamento, além de auxiliar no controle do colesterol e na redução dos níveis de glicose no sangue dos diabéticos.
Boa para o coração
As gorduras predominantes no grão são as poliinsaturadas e as monossaturadas, as melhores para evitar distúrbios cardíacos. Suas proteínas também são um aliado do coração. "Elas abaixam o mau colesterol (LDL) e os triglicérides e promovem um discreto aumento nas taxas do bom colesterol (HDL)", informa o cardiologista e nutrólogo Carlos Daniel Magnoni, responsável pelo Serviço de Terapia Nutricional do Hospital do Coração, em São Paulo. Em 1999, o órgão americano encarregado de controlar alimentos e remédios, o FDA, divulgou um documento reconhecendo que o consumo diário de 25 g de proteína da soja contribui para a prevenção da doença coronariana.
Boa proteína
"A soja é o único vegetal que contém uma proteína completa com qualidade equivalente à considerada padrão-ouro, a albumina do ovo", escreveu o dr. Álvaro Morais num artigo publicado na Revista Brasileira de Nutrição Clínica. Proteína completa é a que fornece os nove aminoácidos essenciais à saúde, que não são produzidos no organismo e têm que ser supridos pela alimentação. Nisso, a leguminosa não deve nada à carne, ao leite e ao ovo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS