Existem centenas de razões pelas quais os custos médicos são tão altos. Um bom número deles estão fora do controle dos médicos e pacientes, mas há alguns que são passíveis de actos de coragem e bom senso.
O número de exames disponíveis actualmente para avaliar um sintoma dado é estarrecedor. Todas as semanas há novas contribuições para o conhecimento médico, e para cada descoberta que traz novos conhecimentos sobre o tratamento de condições há pelo menos dois que pertencem a novos exames e procedimentos médicos que a tela em condições nem de nos dar uma outra ferramenta para investigar a causa dos sintomas.
Muitas vezes o teste é adequada e aplicável para os fins para que foi desenvolvida, mas pode ser aplicada em muitas outras configurações que não são tão bem embasado cientificamente.
Um exemplo é o teste CA125 que está associado com cancro de ovário. É um teste útil para monitorar o estado da doença em pacientes em tratamento de cancro de ovário.
O cancro de ovário é uma doença terrível que raramente é diagnosticado em uma fase que é cedo para dar a médicos uma oportunidade de realizar um tratamento para salvar vidas. Poucas são as condições mais frustrante porque nós nos esforçamos para chegar a uma forma de encontrar cancros de ovário em estágio inicial. Os médicos estavam esperando, e alguns grupos de defesa continuam a sugerir que CA125 seria a resposta.
Não é. Sim, o teste está associado com cancro de ovário, mas isso não faz dele um bom teste. É inalterada na maioria dos cancros que você gostaria de encontrar, os primeiros, e está presente em muitas mulheres que têm outras condições não fatais. A precisão do teste, (o seu valor preditivo positivo), é inferior a 3 por cento. Usando o teste como uma tela prejudicaria mulheres e um custo de hortelã em testes a jusante. Talvez no futuro isso será parte de uma estratégia de triagem que funciona, mas não estamos lá ainda.
Ainda assim, vemos os pacientes e médicos solicitando ordenação CA125 como uma tela para o cancro do ovário.
Às vezes, a coisa certa a fazer é a coisa corajosa e dizer não.
Não fazer um exame médico às vezes é melhor
Marcadores:
Saúde